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Resumo: Inspirados nas experiências literárias que,
situadas dentro dos parâmetros da crônica mundana e
social, buscavam retratar o submundo das grandes
metrópoles, os escritos de Benjamim Costallat (1897-
1961) têm como uma das temáticas centrais a relação
entre a modernidade e os padrões morais que, segundo
o autor, passaram a nortear nas primeiras décadas do
século XX, os comportamentos urbanos. Destacam-se,
neste sentido, as crônicas publicadas na série «Mistérios
do Rio» do Jornal do Brasil – reunidas em livro no ano
de 1924 –, onde são construídas e/ou veiculadas imagens
femininas e masculinas. Trata-se, pois, de analisar nestes
escritos a leitura profundamente moralista e conservadora
das cidades submersas e de seus personagens
proposta pelo autor.

Palavras-chave: gêneros, cidade do Rio, modernidade,
crônicas de Benjamim Costallat

Resumen: Inspirados en las experiencias literarias
que, situadas dentro de los parámetros de la crónica
mundana y social, buscaban retratar el submundo de
las grandes metrópolis, los escritos de Benjamin
Costallat (1897-1961) tienen como una de las temáticas
centrales la relación entre la modernidad y los patrones
morales que, según el autor, pasaron a orientar en las
primeras décadas del siglo XX, los comportamientos
urbanos. Se destacan, en este sentido, las crónicas
publicadas en la serie «Misterios de Rio», del Jornal do
Brasil –reunidas en libro en el año de 1924– donde son
construidas o vehiculadas imágenes femeninas y
masculinas. Se trata, pues, de analizar en estos escritos
la lectura profundamente moralista y conservadora de
las ciudades y de los personajes propuesta por el autor.

Palabras clave: géneros, ciudad de Rio, modernidad,
crónicas de Benjamin Costallat.

Abstract: Inspired on the literary experiences which,
within the parameters of the worldly social chronicle,
sought to portray the underworld of great metropoles,  Benjamin Costallat’s writings (1897-1961) have as one of their central themes the relationship between modernity and moral patterns that, according to the author, came to orienturban behavior during the first decades of the XX Century. In this regard, the chronicles published in the Journal of Brazil, in the series entitled «Mysteries of Rio» –gathered in book form in 1924– stand out, in which feminine and masculine images are constructed. The object is to analyze the profoundly moralistic and conservative reading of the cities and the characters proposed by the author.

Key Words: genders, city of Rio, modernity, chronicles
by Benjamin Costallat

Magali Gouveia Engel

Professora do Departamento de Ciências Humanas da FFP-UERJ. Doutora em História Social da Cultura pela UNICAMP.
Gouveia Engel, M. (2016). Gêneros, modernidade e moralidade: leituras da cidade submersa nas crônicas de Benjamin Costallat. La Manzana De La Discordia, 2(1), 65–73. https://doi.org/10.25100/lamanzanadeladiscordia.v2i1.1415